Série D 2024

Alessandro Telles projeta duelo contra o Hercílio Luz

Técnico falou da volta do Brasil aos jogos depois de mais de um mês e mostra preocupação pela falta de ritmo do elenco

Foto: Jô Folha - DP - Treinador deve repetir equipe que iniciou contra o Bagé em jogo-treino

Com o retorno do Brasil à Série D do Campeonato Brasileiro depois de mais de um mês, a semana foi de treinos específicos no Bento Freitas para enfrentar o Hercílio Luz, às 17h30min deste sábado, pela sexta rodada do grupo A8. Antes do trabalho de quarta-feira, o técnico Alessandro Telles concedeu entrevista coletiva projetando a partida em Tubarão e a volta dos times gaúchos.

“Hercílio é uma equipe forte fisicamente, com jogadores bem altos, fortes, mas que tem uma transição muito rápida ofensiva. A gente vai tentar tirar a profundidade do Hercílio para tentar tirar essa melhor forma deles jogarem”, disse o treinador xavante. A delegação viaja nesta quinta-feira e, na sexta, fará um treino na cidade do sul catarinense.

A principal preocupação de Telles é a falta de ritmo de jogo em relação aos adversários que seguiram atuando na competição. Ele citou como exemplo o Internacional, primeiro time gaúcho a entrar em campo desde a parada pelas enchentes. Contra o Belgrano pela Sul-Americana, o técnico do Brasil identificou que o Colorado mostrou uma dificuldade pela falta de ritmo de jogo. “Essa é a nossa maior preocupação, o Hercílio tem quatro jogos [na Série D] e o Brasil um”, resumiu.


“O foco não é total no futebol”

Com a situação difícil que grande parte do Rio Grande do Sul ainda vive pelas enchentes, o técnico rubro-negro diz que o foco do grupo não ficou só no futebol. Ele lembrou o caso do goleiro Thierry, cujos pais perderam a casa em São Leopoldo, mas que outros atletas tiveram parentes e amigos afetados.

“O foco não é total no futebol porque você sempre está preocupado com alguma coisa. A gente está tentando mobilizar eles, mas nós sabemos das dificuldades que é voltar ao foco do jogo. [...] Só no momento do jogo vamos saber se esses caras vão estar realmente focados ou vão estar com o psicológico abalado”, destacou.

Elenco curto e desfalques

Telles voltou a citar a dificuldade de trabalhar com o elenco curto, projetando a sequência de jogos que terá pela frente na Série D. Um zagueiro é a principal urgência, já que hoje só há dois no elenco. Qualquer problema, o treinador será obrigado a improvisar no setor.

Contra o Hercílio Luz, Alessandro Telles confirmou que não contará com Yander e Nycollas Queiroz. Os dois sofreram uma lesão muscular de grau II, mas estão em estágios diferentes de recuperação. O técnico disse que Yander está quase na fase de transição e pode voltar em dez dias, enquanto Queiroz ainda está na fisioterapia e deve ficar de fora no mínimo mais 15 dias. O atacante Gabriel Pereira segue se recuperando de uma fratura e não tem tempo estimado para voltar. O jogador se reapresentou ontem e acompanhou o treino dos companheiros.

Diante do Hercílio, o Brasil terá 21 jogadores à disposição, sendo três goleiros.

Melhora do gramado

O gramado do Bento Freitas recebeu várias críticas de Telles desde a sua chegada. Depois de passar por um tratamento neste mês, o treinador xavante disse estar melhor, mas longe do ideal para uma equipe que jogue com as características que ele quer de seu time.

“Melhorou bastante em relação ao estado que estava quando chegamos aqui, mas ainda está longe de ser um gramado propício para propor o jogo. Ele tem muitas irregularidades. A grama de inverno não fechou totalmente. Então a gente tem dificuldades ainda, mas é o que nós temos e temos que nos adaptar”, completou o treinador.

Série D | Grupo A8
6ª rodada 

Sábado

15h30min | Avenida x Barra
17h30min | Hercílio Luz x Brasil
18h | Cianorte x Concórdia

Domingo
16h
| Cascavel x Novo Hamburgo

Elenco do Brasil

Goleiros: Gabriel Oliveira, Thierry Trindade e João Lucas
Laterais-direitos: Samoel Pizzi e Danilo
Laterais-esquerdos: Mário Henrique, Matheus Marques e Eduardo Jesus
Zagueiros: Bruno Reis e Adriel
Volantes: Araújo, Jeferson, Marcinho, Lissandro, Yander e * Agustin Milar
Meia: Rafael Holstein e Maurício
Atacantes: Vini Charopem, Matheus Guimarães, Nycollas Queiroz, Robinho, Adriano Klein e Gabriel Pereira
* Será inscrito quando abrir a janela internacional

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Heverton: “Foi um mês bem atípico e complicado” Anterior

Heverton: “Foi um mês bem atípico e complicado”

Atuando no Couto Pereira, Grêmio goleia o The Strongest por 4 a 0 Próximo

Atuando no Couto Pereira, Grêmio goleia o The Strongest por 4 a 0

Deixe seu comentário